Faço o convite a todas as pessoas que viajarem pela zona de Moncorvo, para visitarem a Igeja Matriz de Mós. Certamente vão ficar surpreendidas com o acervo arquitectónico que ali vão encontrar. Nesta Igreja se identifacam uma mistura de estilos: o Românico, nos contrafortes, que reforçam as suas paredes laterais: o Renascentista , que confere imponência à fachada principal. No seu nterior, predomina o estilo Barroco ostentado pelos seus elementos naturais que o caracterizam, juntamente com a talha dourada, a completar o aspecto arrojado e convidativo à contemplação. Aliás, o Barroco, como estilo predominante em espaços religiosos, apareceu exactamente numa crise da igreja, para chamar os crentes a frequentarem a religião.
Não se esqueçam da visita, certamente vão ficar deslumbrados.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
cara amiga Bloger.Conheço Mós há 30 anos,porque sou casado com uma moseira(ou mosense?).Os anos vão passando,e, na sua medida cresce o interesse por coisas que antigamente me passavam ao lado.
ResponderEliminarO seu texto é muito interessante,mostrando informação sobre a Igreja de Mós.
Naquela Aldeia perdida no "coração de Trás-os-Montes",que eu aprendi a amar,tal como AMO uma filha daquela Terra,a mãe do meu único filho.
Bem haja e escreva sempre!
Augusto Matos martins
em Matosinhos